Reunião traz avanços à situação da Copa na Arena

Foto DestaqueAtlético aceitou a proposta para finalizar a Arena [foto: FURACAO.COM]

Nesta segunda-feira, foi realizada uma reunião visando encontrar uma solução definitiva para o financiamento das obras necessárias para adequar a Arena da Baixada aos encargos exigidos pela FIFA para a realização da Copa do Mundo de 2014. O encontro contou com as presenças de representantes do Governo do Paraná, da Prefeitura de Curitiba e do Clube Atlético Paranaense.

Desta feita, o resultado parece ter sido positivo quanto a um acerto final para o financiamento das obras. O Governo efetivou a proposta de um financiamento por parte do FDE – Fundo de Desenvolvimento Econômico do Paraná, aceitando como garantia os títulos de potencial construtivo emitidos pela Prefeitura Municipal.

Segundo Luís Carvalho, representante do Município para assuntos da Copa do Mundo, a Prefeitura emitirá títulos de potencial construtivo no montante de R$ 90.000.000,00, possibilitando ao Atlético quitar os recursos tomados via FDE. “Hoje posso afirmar que a Copa vai ser na Arena da Baixada. Chegamos à solução, faltando apenas detalhes burocráticos. O primeiro passo é a elaboração do termo de conduta. Serão emitidos R$ 90 milhões em Potencial Construtivo baseados na metragem total da obra e esse potencial será utilizado por parte do Governo e da Prefeitura. Já o Atlético vai cumprir a parte dele”, declarou o Gestor à jornalista Nadja Mauad.

Atlético confirma proposta

No início da noite desta segunda-feira, através de nota no site oficial, o Atlético confirmou a proposta feita pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal e disse concordar com a iniciativa. “O interesse e dedicação de todos garantiram uma maior flexibilidade na busca da solução, que estará centrada junto à Construtora que será escolhida para execução das obras. O investimento do Clube Atlético Paranaense será do valor necessário para conclusão do anel superior do estádio”, diz o texto oficial do clube.

De acordo com informações do clube, estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho Administrativo, Marcos Malucelli, o presidente do Conselho Deliberativo, Gláucio Geara, e o vice-presidente Enio Fornea. Também participaram do encontro o governador, Orlando Pessuti, o prefeito, Luciano Ducci, o secretário para assuntos especiais da Copa do Mundo, Algaci Túlio, o secretário municipal Luiz de Carvalho, e o secretário-executivo do Comitê da Copa, Wilson Portes.

Comissão Técnica para custos

Durante a reunião foi formatada uma Comissão Técnica para atualizar os custos para execução das obras na Arena da Baixada, assim como encaminhamento e definição do processo de licitação para escolha da Construtora. A Comissão será constituída por Luiz de Carvalho, Algaci Túlio, pelo secretário de obras, Julio de Araújo Filho, pelo Procurador Geral do Município e pelo Procurador Geral do Estado. O diretor superintendente, Renato Munhoz da Rocha, e o engenheiro Flávio Vaz representarão o CAP.

“Essa proposição vem ao encontro das expectativas do Clube Atlético Paranaense caracterizando um passo importante para a realização do projeto que é de interesse do Clube e de toda a comunidade paranaense”, diz a nota no site oficial do Atlético.

Pessuti

Agora à noite, o Governador Orlando Pessuti afirmou em seu twitter: “Os jogos da Copa do Mundo de 2014 serão realizados na Arena da Baixada”. A afirmação também foi lançada no site da Agência de Notícias do Estado do Paraná

Fonte: Furacao.com

Anúncios
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s