Turismo terá plano estratégico para a Copa

Documento reunirá situação atual, demandas, investimentos e cronograma de ações das cidades-sede na área de turismo para o mundial.

O Ministério do Turismo (MTur) apresentou, neo dia 04 de agosto (quarta-feira), em Brasília (DF), durante reunião da Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento Turístico (CTNDT), uma proposta para a elaboração do Plano Estratégico do Turismo Brasileiro para a Copa do Mundo da FIFA de 2014. A ideia é, a partir do plano e sua aprovação pelo Grupo Executivo da Copa – composto pela Casa Civil, ministérios da Fazenda, do Turismo, do Esporte e do Planejamento, Orçamento e Gestão– estabelecer uma Matriz de Responsabilidades do Turismo Brasileiro para o Mundial de 2014.

“Ao definir o plano estratégico do turismo para Copa, otimizam-se recursos e somam-se esforços para que o evento tenha o planejamento e o tratamento adequado”, ressalta o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Carlos Silva.

Já para a secretária de Turismo do Amazonas, Oreni Braga, a proposta da câmara temática não seria mais oportuna ao momento que o país vive. “O coração da Copa é o turismo. O setor é a coluna vertebral do evento, precisamos de bons aeroportos, mão-de-obra qualificada, bons hotéis. Esse planejamento permitirá a oferta de bons serviços turísticos e infraestrutura adequada ao turista em 2014”, destaca Braga.

O planejamento estratégico reunirá dados sobre a situação atual e demandas das cidades-sede para o mundial na área do turismo e, ainda, apresentará propostas com indicação de investimentos e cronograma de ações.

O plano será focado em seis áreas principais: estruturação da oferta turística (meios de hospedagem, alimentação, receptivo e atrativos naturais e culturais); infraestrutura turística (sinalização e centros de atendimento ao turista); qualificação profissional (gerentes a prestadores de serviços turísticos); promoção e apoio à comercialização (nacional e internacional); e combate à exploração sexual (campanhas de sensibilização) e estruturas e serviços temporários para a Copa.

A CTNDT tem por objetivo a proposição de políticas públicas e soluções técnicas necessárias e eficientes na área do turismo tendo em vista a Copa de 2014. A câmara é composta por representantes das 12 cidades-sede, dos ministérios do Turismo e dos Esportes, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e do Conselho Nacional do Turismo.

“A criação das câmaras permite otimizar o trabalho. E, agora, definir uma matriz de responsabilidade para o turismo como já foi feito com os estádios e a mobilidade urbana”, explica o assessor dos Ministérios dos Esportes, Sérgio Veloso. A CTNDT está entre as nove câmaras definidas pelo Grupo Executivo da Copa. O grupo coordena e consolida ações, estabelece metas e monitora os resultados de implementação e execução dos planos estratégicos do governo brasileiro para realização da Copa do Mundo FIFA 2014.

Fonte: Ministério do Turismo

Anúncios
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s