Paraná cria grupo para acompanhar obras viárias para 2014

O governo do Paraná terá um grupo de trabalho exclusivo para gerenciar obras de infraestrutura viária que serão implantadas na Região Metropolitana de Curitiba para a Copa de 2014. A criação da unidade foi sugerida pelo secretário do Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lispki, e aprovada pelo Conselho Revisor, em reunião realizada nesta segunda-feira (5/7), no Palácio das Araucárias, sede do governo paranaense. O órgão colegiado será responsável pela licitação, assessoria jurídica, desapropriação de áreas, fiscalização e acompanhamento das obras previstas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A primeira reunião para definição dos representantes está marcada para amanhã (6/7).

O grupo de trabalho, a ser instituído por decreto, será formado por técnicos de secretarias envolvidas no processo de planejamento e implantação das obras viárias do PAC da Mobilidade. O programa envolve áreas como Desenvolvimento Urbano, Transporte, Turismo, Segurança Pública, Meio Ambiente, Planejamento e de Assuntos para a Copa, além da Procuradoria Geral do estado.

De acordo com Lipski, a preocupação atual é fazer com que todas as obras planejadas estejam prontas antes da Copa das Confederações. “Essa é uma ação de estado e, portanto, não está restrita a uma única secretaria. Com este grupo de trabalho, esperamos que haja união dos órgãos públicos para que se possa dar celeridade aos projetos e fazer com que os prazos com os quais nos comprometemos sejam cumpridos”.

O secretário-executivo do Conselho Revisor, Cícero Gonçalves de Oliveira, disse que o órgão acompanhará mensalmente o andamento das atividades preparatórias para a execução dos projetos. “A partir deste momento teremos mais uma ação no conjunto das 94 principais obras do governo do estado”, afirmou.

Mobilidade
O Paraná terá aproximadamente R$ 440 milhões para adequação viária em Curitiba e região. Do total, R$ 229,5 milhões serão financiados pelo governo federal à administração estadual para a construção de um corredor metropolitano, melhorias no acesso Avenida Marechal Floriano Peixoto –Aeroporto e Avenida das Torres– Aeroporto e implantação de vias de integração radiais metropolitanas e de um sistema integrado de monitoramento do trânsito. A outra parte dos recursos será financiada à prefeitura de Curitiba para melhorias nas vias da cidade.

O corredor metropolitano terá 60 metros de largura, com três pistas, uma delas exclusiva para o transporte coletivo, integrando os municípios de Colombo, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária. As vias de integração radiais vão interligar o corredor metropolitano às principais ruas e avenidas do centro de Curitiba. “Hoje qualquer deslocamento que se faça em direção ou entre estes municípios passa, obrigatoriamente, por dentro de Curitiba. O que nós queremos é que o trânsito passe pelo entorno da cidade, dando maior fluidez e rapidez na locomoção”, explica Lipski.

O secretário do Desenvolvimento Urbano lembra que, além da Copa, as obras terão condições de atender o trânsito na região metropolitana pelos próximos 30 anos. “Queremos deixar um grande legado para a população paranaense para que possa usufruir destas melhorias.”

As obras do PAC da Mobilidade devem estar concluídas até dezembro de 2012, conforme Matriz de Responsabilidade firmada entre o Ministério do Esporte, o governo do Paraná e a prefeitura de Curitiba, em 13 de janeiro de 2010. “A exceção é o corredor metropolitano que, dada a especificidade da obra, deve estar concluído em meados de 2013”, explica a coordenadora de Programas de Desenvolvimento Urbano da Secretaria, Sandra Teresinha da Silva.

Fonte: Agência Paraná de Notícias

Anúncios
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s