Fifa ultrapassa Arena e planeja a “ocupação” de praça e arredoresFifa ultrapassa Arena e planeja a “ocupação” de praça e arredores

Comitiva faz vistoria no estádio rubro-negro e imediações. Afonso Botelho abrigará estruturas provisórias

Angelo Binder

A Copa de 2014 ultrapassou on­­tem as arquibancadas da Arena. Integrantes do Comitê da Fifa visitaram o estádio, mas se concentraram nos arredores para analisar questões de infraestrutura, acesso, mobilidade e segurança. Um dos principais focos da visita foi a Praça Afonso Botelho, em frente ao Joaquim Américo, onde a comitiva permaneceu por 40 minutos.

O espaço público ganhará no­­va destinação durante o Mun­­dial. A in­­tenção dos organizadores é usar o local para abrigar vá­­rias es­­truturas provisórias de hospitalidade da Fifa.

Os integrantes do Comitê Orga­­nizador Local (COL) também fizeram um sobrevoo de helicóptero para definir como será feito o isolamento no raio de dois quilômetros do estádio.

Durante os jogos em 2014, so­­mente pessoas autorizadas e torcedores com ingressos terão acesso à área delimitada. O gestor da Copa do Mundo em Curitiba, Luiz de Car­­valho, não comentou se será ne­­cessária a desapropriação de alguns imóveis da região do Água Verde.

“Há uma importância muito grande nessa área de segurança. Estaremos recebendo diversas delegações estrangeiras e dentro dessa ideia a segurança é um item muito exigido. Nós temos a praça na região em frente à Arena da Baixada que será utilizada com instalações temporárias, onde a Fifa vai instalar ali a sua hospitalidade. Tudo isso requer muita segurança”, afirmou.

O arquiteto Carlos Arcos, responsável pela projeto da Arena, e Flávio Vaz, engenheiro contratado pelo Atlético, participaram da vistoria. De acordo com a assessoria de imprensa do clube, por se tratar de uma visita técnica, nenhum membro da diretoria atleticana esteve presente.

Uma reunião entre representantes do governo do estado, município e Atlético, ainda nesta semana, deve aprovar o projeto executivo das obras de adequação da Arena ao caderno de encargos da Fifa. “Está pronto. Vamos conhecer os últimos detalhes. Depois o Atlético já indica o nome da construtora [escolhida em licitação]que tocará as obras”, explicou Luiz de Carvalho.

Integrantes do Comitê da Fifa permaneceram por 40 minutos na Praça Afonso Botelho, que será usada na Copa

Ele ainda confirmou que as obras devem começar entre o final de abril e o início de maio. “Estamos dentro do prazo. Se começasse em junho também estaria”, afirmou.

No entendimento do secretário municipal, o Atlético po­­derá mandar seus jogos na Are­­na até o fim de 2011, sem comprometer o andamento das obras. “Está previsto no cronograma. O Atlético tem sido um parceiro importante cedendo o estádio. Queremos manter o Atlético na Arena o maior tempo possível”, avisou.

Segundo o cronograma, todas obras de adequação do estádio, estruturais e urbanísticas de Curitiba e região serão finalizadas em dezembro de 2012.

Fonte: Gazeta do povo, 22/03/2011.

Anúncios
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s