Ronaldo assume COL sem saber o que fazer

Em sua apresentação como integrante do Conselho de Administração do comitê, ex-jogador serve como escudo de Ricardo Teixeira

Sexta, 02 de Dezembro de 2011, 03h04

SÍLVIO BARSETTI / RIO

Logo em sua apresentação como novo dirigente do Comitê Organizador da Copa de 2014 (COL), o ex-jogador Ronaldo Nazário assumiu o papel de escudo de Ricardo Teixeira, que preside o COL e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Deu entrevista no lugar dele, cometeu algumas gafes e demonstrou disposição em trabalhar pelo sucesso do Mundial. Ronaldo vai ser um dos três integrantes do Conselho de Administração do comitê e não receberá salário. Nem ele sabia ao certo sua função e disse que teria de ler as atribuições do cargo. Na prática, Ronaldo vai ter uma missão política no COL.

Descontraído e sorridente, conversou por mais de 30 minutos com a imprensa. Afirmou que não vai se desligar da 9ine, sua agência de publicidade que tem entre os principais clientes jogadores da seleção brasileira, como Neymar, Lucas e Leandro Damião. Disse que não vê conflitos de interesses. “Não haverá tráfico de influência. Eu não sou mais influente hoje no conselho de administração do COL do que ontem, quando eu não era (do COL)”, argumentou. Ressaltou ainda que não precisou do aval de seus patrocinadores para se acertar com Teixeira.

Irônico ao destacar que não lhe faziam perguntas mais críticas, Ronaldo, chamado por alguns repórteres de “carrasco”, “fenômeno” e “brother”, não hesitou em desfazer rusgas com Teixeira, a quem atribuiu “duplo caráter”, publicamente, em 2009. “Minha relação com ele é a melhor possível. Aquela briga foi isolada e superada.” A reação de Ronaldo à época surgiu como resposta a insinuações de Teixeira de que o atleta teria chegado bêbado pelo menos uma vez à concentração da seleção, no período da Copa do Mundo de 2006.

Tropeços. Seu discurso, repleto de otimismo e conclamando união em torno do Mundial, esbarrou em um equívoco, quando disse que o governo federal investia, por exemplo, em novas ferrovias. Apesar de as desavenças entre a cúpula da Fifa e do COL estarem claras, com declarações abertas de seus dirigentes, Ronaldo disse que a relação das entidades “é ótima”. O ex-craque escorregou também quando falou sobre a conveniência de se transferir parte dos recursos investidos em estádios da Copa para outras áreas. “Copa não se faz com hospital.”

Ronaldo enfatizou que estava assumindo um compromisso “com o povo”, disposto a usar seu nome em favor da realização de uma Copa “inesquecível”. “Aceito esse grande desafio. Para mim, é uma honra. A Copa no Brasil é motivo de grande orgulho. Vamos acompanhar todo o processo, fiscalizar”, disse.

No início da entrevista, ele leu parte do que caberia aos três integrantes do conselho – um deles será Teixeira e o outro não foi divulgado até à noite pelo COL. Um dos itens aponta a responsabilidade do grupo em examinar as contas do comitê. Em outro, aprovar a convocação de auditoria externa para checar os balanços do Comitê Organizador Local.

Num momento de reflexão, Ronaldo contou que pensou bastante antes de decidir integrar o COL. “Pra que eu aceitaria? Por quê? O que eu teria a ganhar com isso? Pensei bastante. Não tenho nada a ganhar. Só a perder … Mas pensei na alegria do povo.” Ele acrescentou que avaliou o risco “de estar jogando pela janela toda uma história de credibilidade”. O campeão mundial em 2002 adiantou, ao final da entrevista, que haverá 300 mil ingressos a preços populares para os jogos do Mundial.

Paz. Antes de passar a palavra para Ronaldo, Teixeira fez um pronunciamento no qual elogiou duas vezes Romário, seu novo desafeto. O dirigente apelou para a união em torno da construção do Mundial. O site da CBF convocou a imprensa para uma entrevista coletiva de Teixeira. Mas o dirigente saiu antes das perguntas.

Fonte: http://m.estadao.com.br/noticias/impresso,ronaldo-assume-col-sem-saber-o-que-fazer,805654.htm

Anúncios
Esse post foi publicado em copa 2014, Reportagens e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s